História do Projeto
Analisando as dificuldades dos alunos durante uma produção textual, na qual a cobrança é maior, busquei já algum tempo melhorar a troca de conhecimentos entre os alunos ao corrigir estas produções, mas ainda sentia que muitos não conseguiam compreender o necessário de uma produção textual em sua faixa etária.
Ao receber o projeto do curso AVA, onde teríamos que buscar uma ferramenta para sanar problemas em sala de aula, visualizei a ferramenta Webnode, como chave para que as produções que meus alunos realizam, ficasse exposta a eles a qualquer momento, podendo eles próprios fazerem suas correções em qualquer lugar.
“As pessoas não constroem conhecimento; elas, na verdade, reconstroem a partir do que já existe e já se sabe. O que o aprender significa? Não é só reconstruir conhecimento, é também forjar o sujeito capaz de ser o dono do seu conhecimento, ser autônomo em seu conhecimento”.
(Pedro Demo Jornal do Brasil, 08/10/00)
https://artespoetica.blogspot.com/2010_07_05_archive.html
Sendo assim, estarei oferecendo esta oficina, para professores que tenham a mesma ansiedade ou que queiram novas propostas de ferramentas que tornem a agilidade de resposta aluno x professor e aluno x aluno.
Pois a utilização de uma ferramenta na qual o aluno tenha total liberdade de se expressar e de também trocar conhecimento entre os colegas, utilizando a ferramenta como se fosse um texto colaborativo, mas não modificando cada ideia e sim colocando, cada ideia com respeito a um tema proposto.
O aluno só construirá algum conhecimento novo se agir e problematizar a sua ação, através de vivências e experiências e se também desejar construir, pois, este deve ser conexo, se não,o professor não terá resultado nenhum com nenhum outro método, a vontade de buscar conhecimento também deve partir do aluno pois, não podemos trata-lo (aluno), como se fosse uma vítima desamparada que não é verdade,
“o educador é um mediador, um organizador do tempo, do espaço, das atividades, dos limites, das certezas e até das incertezas do dia-a-dia da criança em seu processo de construção de conhecimento.”
Santa Marli Pires dos Santos
O professor quer produzir e produção, mas ele necessita dos construtores ( alunos).